segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Atividade sobre a música: "Acontecência" - Cláudio Nucci


Acontecência 


Acorda ligeira e vem olhar que lindo
Sobre o morro sol se debruçar
Leite novo espuma dessa madrugada
Passarada vem te despertar
Tantos pés descalços
Posso ver meninos a correr na direção do dia
Banho de açude alegre e lava o corpo
Fruta fresca é pra te alimentar
Acorda ligeira e vem ver que bonito
Pelo pasto solta a vacaria Na barra da serra gavião campeiro
Vem primeiro vento costurar
Tantos pés descalços posso ver libertos
A correr na direção do dia
Chuva desce pra regar a terra
Engravidar sementes em frutas se tornar


(Cláudio Nucci)

01) Dentre as características do Arcadismo, identifique a mais presente neste texto: 



02) Retire do texto um exemplo de prosopopeia, explicando seu raciocínio: 

03) Ilustre essa letra de música, não desprezando nenhum detalhe: 

04) Comente a temática desenvolvida na letra da canção: 

05) O termo usado no título da música, “Acontecência”, é um exemplo de:
(  ) Nome Articulado;
(  ) Neologismo;
(  ) Musicalogismo;
(  ) Novalogiamo;
(  ) Articulação de Nomeclatura. 
06) Como podemos resumir o desejo do eu lírico? 

07) Identifique quais dos termos árcades listados abaixo, em latim, podemos relacionar ao estado de espírito do eu lírico, e depois comente: 


a) Fugere urbem (fugir do urbano);
b) Locus amoenus (local ameno);
c) Aureas mediocritas (mediocridade do ouro);
d) Carpe diem (aproveite o dia);
e) Inutilia truncat (cortar o que é inútil); 

08) O título da música é um neologismo, ou seja, a junção das palavras ACONTECE e ESSÊNCIA. De acordo com a canção, qual é a essência que acontece?

09) A que cenário você se transporta quando lê ou/e ouve essa canção? Comente: 
 
10) O espaço enfocado na canção é o campo. Altere-o para urbano e crie uma paródia enfatizando as suas características: 

11) Por que, na sua opinião, o autor optou pelo uso de verbos no infinitivo em vez do (nosso) gerúndio? Explique seu raciocínio: 

12) Identifique no texto uma metáfora e explique a mesma:  

13) Explique o que você entendeu com a leitura do último verso da canção: 

14) Reescreva a música como se fosse uma narração:  

15) Considere os seguintes versos do texto:
a. Acorda ligeira e vem olhar que lindo
b. Posso ver meninos a correr na direção do dia
c. Fruta fresca é pra te alimentar
d. Pelo pasto solta a vacaria 


Dentre os versos acima, dão ideia de liberdade: 


A (  ) a,b,c,d
B (  ) b,c,d
C (  ) a,d
D (  ) b,d


(Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Lourdes Galhardo, Sinara Soares, 
Sonia Henriques, Zizi Cassemiro, Helaine Soares, Cris Happy, Ruth Barbosa)

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!