sábado, 1 de outubro de 2011

Rubem Alves para refletirmos um pouco...



"Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido."

"A vocação nasce com a gente, misteriosamente. Ela é o nosso caso de amor com algo que se faz. A diferença entre quem trabalha por profissão e quem trabalha por vocação: o primeiro trabalha pelo ganho; o segundo seria capazde pagar para poder fazer o seu trabalho. Trabalha como quem faz amor, como quem brinca."

"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: "Veja!" - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.O seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente. E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria -- que é a razão pela  qual vivemos. Vivemos para ter alegria e para dar alegria. O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca havia se visto."

2 comentários:

  1. Grande Rubem Alves!!!Pensamentos cheios de verdades. Porta aberta para o infinito, não somos limitados, a sabedoria é infinita, quando mais mexe, mais se multiplica. Amei!!!

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que não passava por aqui! Perdoe-me a ausência, amiga! É que estava envolvida demais com o meu TCC. Agora que já está pronto, entregue e avaliado eu posso respirar mais tranquila. :) Seu blog continua maravilhoso! Adoro tudo aqui! E este post então dispensa palavras. Amo tudo que o Rubem Alves escreve! parece que entende a nossa alma! Bjos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!