quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Poesia nunca é de mais!!! É???

Canção excêntrica

Ando à procura de espaço
para o desenho da vida.
Em números me embaraço
e perco sempre a medida.
Se penso encontrar saída,
em vez de abrir um compasso,
protejo-me num abraço
e gero uma despedida.
Se volto sobre o meu passo,
é já distância perdida.

Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida.
Já por exausta e descrida
não me animo a um breve traço:
-- saudosa do que não faço,
-- do que faço, arrependida.

(Cecília Meireles)

01) Na frase :"Meu coração, coisa de aço", temos uma:

a-(  ) Sinestesia
b-(  ) personificação
c-(  ) comparação
d-(  )metáfora
e-(  ) antítese

02) Justifique a resposta marcada por você na questão anterior:

03) Explique o título da poesia. Ele é coerente ao texto?

04) Como seria o desenho da sua vida? Crie! Capriche!

05) Comente sobre todas as rimas presentes em tal poema:

06) Faça uma paráfrase do poema, mas em prosa, retirando as características típicas de um poema como rimas, versos, estrofes, linguagem muito metafórica. Utilize uma linguagem mais objetiva, tornando mais claro a intenção do eu lírico:

07) Analise as características psicológicas do eu lírico:

08)  "--saudosa do que não faço,
        -- do que faço, arrependida."

O que você entende com os versos acima?

09) Procure no poema dois exemplos de Hipérbatos. Depois reescreva-os na ordem direta:

10) "Se penso encontrar saída,
em vez de abrir um compasso,
protejo-me num abraço
e gero uma despedida."

A palavra destacada acima está sendo usada no sentido conotatico ou denotativo? Construa uma frase no mesmo sentido:

11)  Explique o que você entende dos versos: "Se volto sobre o meu passo / é já distância perdida."

2 comentários:

  1. Poema muito bonito e dá para trabalhar rimas. Eu adoro mexer com rimas , sempre estou fazendo isso com os meus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Amo todos os poemas da Cecília Meireles! ESte poema é ótimo para trabalhar com os alunos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!