segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Para refletir...

O passarinho

Existia, próximo a uma pequena cidade, uma casinha bem simples, no alto da serra, onde morava um velho, sábio, contador de historias, uma pessoa querida e respeitada por todos que viviam naquela região.

Certo dia, um grupo de garotos travessos, sonhadores e com energia transbordando, teve uma "brilhante" ideia:

-- Hoje nós vamos desbancar aquele velho! Vamos mostrar para ele que é capaz de errar... A gente pega um passarinho, bem pequenininho, coloca entre as máos, vai até ele e pergunta o que é que a gente tem na mão. Como ele é sábio, facilmente vai responder. Aí é que a gente ferra ele: vamos perguntar depois que ele acertar que é um pássaro, se o passarinho está vivo ou está morto. Se ele responder que está vivo, a gente aperta a mão e força o pescoço do pássaro, em seguida mostrando para ele que está morto; se responder que está morto, a gente abre a mão e o bicho sai voando. De todo jeito ele vai sair perdendo.

E assim fizeram. Pegaram o passarinho e dirigiram-se, eufóricos, até a casa do velho. Aproximaram-se, todos contentes, e foram perguntando, já subestimando a capacidade do homem:

-- O que é que a gente tem aqui entre as mãos?

Ele olhou... olhou... observou bastante e respondeu:

-- Um passarinho.

-- Muito bem! Acertou! Agora diga-nos se esse passarinho está vivo ou se está morto.

Olhando bem nos olhos de cada um dos garotos, com voz serena e cheia de autoridade, respondeu:

-- Depende de vocês! A vida ou a morte desse passarinho está em suas mãos!

(Extraído do livro "SOS Dinâmica de grupo - Albijenor e Rose Militão)

2 comentários:

  1. Um texto para pensar e pensar. Excelente para trabalhar a reflexão sobre as ações humanas

    ResponderExcluir
  2. Olá Andreia, estou amando o blog, suas ideias são bem criativas, tb trabalhei propaganda com imagens de revistas, mas não passei contact e acabei perdendo algumas pelo uso demasiado, valeu a dica e bjos fraternos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!