sábado, 27 de agosto de 2011

Análise de propaganda

Retalhando algumas revistas, encontrei propagandas bem interessantes, que, depois de passar contact, em cada uma delas, para protegê-las do manuseio e assim possibilitar o uso desse material nos próximos anos, levei-as as minhas turmas de primeiro ano. Dentre elas, levei da Bombril, da Parmalat,  do Ajax, da lingerie Esbelt, da Bayer e principalmente da Nestlé...

Uma pena que no momento eu esteja sem scanner, se não teria o maior prazer de compartilhar com vocês cada propaganda trabalhada em sala de aula, mas... vou ficar devendo, pelo menos por ora. Porém, fica aqui a ideia e também as perguntas padronizadas que utilizei em todas as duplas formadas, só mudando, claro, a propaganda que cada dupla recebeu. Fiz questão de não levar nenhuma igual!

Quem tiver mais alguma sugestão de perguntas, aceito a contribuição, tá? É sempre bem-vinda!

01) Do que se trata a propaganda?

02) Qual é o produto? Qual é a marca dele?

03) Quem é seu consumidor? Qual é o público-alvo?

04) Quais os recursos gráficos mais interessantes que foram usados para despertar o interesse do leitor?

05) A propaganda acertou na escolha da imagem? Por quê?

06) Qual o principal objetivo da propaganda? Ele foi alcançado?

07) Que função da linguagem predomina na propaganda? Por quê?

08) Você considerou a propaganda bem bolada? Justifique sua resposta:

09) Sugira alguma mudança na propaganda, explicando o seu raciocínio:

10) Destaque alguns verbos utilizados na propaganda, verificando se a maioria deles se encontra ou não no modo imperativo, e o que isso signfica:

11) Agora você deverá criar uma outra propaganda (use e abuse da sua criatividade!) para esse mesmo produto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!