terça-feira, 26 de julho de 2011

Trabalhando com o gênero NOTÍCIA


(Fonte: 16/04/09 – Jornal O Globo)


01) O que há de tão interessante na historia de César Magalhães que o fez virar notícia no jornal? Justifique sua resposta com fragmentos do texto:

02) A notícia afirma que “a historia de César começou quando seu pai, José Ronaldo, tinha sua idade. Explique essa afirmativa:

03) O que há de notável, incomum, na historia do pai de César?

04) César conta na notícia como encara o estudo. Transcreva do texto o trecho que mostra isso:

05) Qual a importância do estudo para você? Como você se dedica? O que espera do futuro?

06) Em “Lula entrega prêmios a alunos”, explique por que o termo em destaque não está no plural:

07) Identifique, na noticia, um exemplo de discurso direto:

08) Redija uma narrativa contando uma emoção que você tenha tido na vida:

09) Explique por que a expressão “só para saber como foi a prova” está entre aspas no meio do texto do redator e também o sentido da mesma:

10) Observe o trecho da notícia: “...recebeu uma das 300 medalhas de ouro entregues...” e diga qual é o sujeito do verbo “recebeu”:

11) O estudante César Magalhães afirma que procura “não enxergar apenas o trivial”.

a) O que significa isso?
b) Como isso pode ser feito?

12) O que lhe vem à cabeça ao ler o título da notícia?

13) Você conhece outros alunos prodígios? Comente:

14) Se fosse você, no lugar de César Magalhães, o que diria aos alunos da escola pública do Brasil?

15) Que elementos do texto o caracterizam como uma notícia?



(Autores: Andreia Dequinha, Rosa Maria, Sonia Henriques, Helaine Soares, Ruth Barbosa, Sinara Soares, Lourdes Galhardo, Carmem Lúcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!