terça-feira, 5 de julho de 2011

Porquinho-da-índia do Manuel Bandeira

Porquinho-da-índia



                   Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor no coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!

Levava ele para a sala
Para os lugares mais bonitos, mais limpinhos.
Ele não gostava:
Queria estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

(Manuel Bandeira)


01) Escolha um animal qualquer (de preferência aquele de que você mais gosta!) e coloque-o no poema, no lugar do porquinho-da-índia. Depois reescreva todo o poema, usando ao máximo a sua imaginação e criatividade para substituir todas as expressões destacadas por outras. Procure ser coerente com a escolha que fez!

02)  Ilustre a historia que você criou, pintando a arrasando, com muito capricho! 

03) Baseando-se na ideia defendida pelo texto, relate quem pode então ser considerado (a) seu(sua) primeiro(a) namorado(a):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!