sábado, 16 de julho de 2011

Menina com deficiência mental é agredida em sala de aula no CE

Uma menina de 14 anos com deficiência mental foi agredida em sala de aula por colegas de uma escola de São Gonçalo do Amarante (CE).
A agressão ocorreu no final do ano passado. Só na terça-feira (31), porém, as imagens gravadas com um celular foram descobertas.
O vídeo mostra a adolescente no meio de uma roda onde estudantes parecem praticar capoeira durante um intervalo de aula. Quatro meninos aparecem chutando a adolescente. Outros ficam assistindo a agressão.
O promotor José Ribeiro dos Santos Filho disse que a menina reclamou para a mãe à época da agressão, que procurou a direção do colégio. A escola suspendeu, então, quatro alunos de 13 e 14 anos.
De acordo com Santos Filho, a mãe ficou satisfeita com a punição. Ela, no entanto, também só teve acesso às imagens ontem.
Após ver o vídeo, os pais da adolescente registraram um boletim de ocorrência.
“Só fiquei sabendo sobre o caso após a divulgação pela TV”, afirmo a secretária de Educação da cidade, Maria de Fátima Mendes Barbosa. Ela disse que a direção da escola será afastada ou suspensa caso seja provado que houve negligência por parte dos professores.
“Não pretendo expulsar os alunos responsáveis pela agressão”, comentou Barbosa. Ela pretende adotar medidas educativas e organizar palestras sobre inclusão com os professores e estudantes da cidade.

(Luciana Ribeiro, de São Paulo)

01) Retire o lide da notícia acima? (O quê, quando, onde, com quem, por quê, como?)

02) O texto está narrado em que pessoa? Justifique:

03) Transcreva a manchete da notícia, grife o verbo e identifique em que tempo verbal se encontra:

04) Grife no texto os depoimentos e explique a função deles dentro desse gênero:

05) Quais são as características desse gênero textual? Dê exemplos, do texto, que comprovem sua resposta:

06) Escreva um texto argumentativo sobre o conteúdo da notícia:

07) Que outro título você daria a essa notícia?


08) "A finalidade de todo texto jornalístico é informar as pessoas de um determinado fato do cotidiano de forma impessoal". O trecho abaixo concorda com essa afirmação? Comente:

09) "Ela, no entanto, também só teve acesso às imagens ontem." Grife no texto todos os verbos discentes (verbos de dizer):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!