quinta-feira, 14 de julho de 2011

"A cuca" - Tarsila do Amaral - 1924

Meu filhote adora a Cuca, que conheceu depois do seu interesse pelo comercial que mostrava uma mãe com a cauda da Cuca... Eu, particularmente, adorei esse interesse, pois sempre amei todos do Sítio do Pica-pau amarelo, mas a Cuca e a Emília sempre foram os meus xodós! Então, hoje, dia em que meu filho completa 1 ano e 11 meses, deixo aqui uma atividade em cima da Cuca... Espero que gostem! Parabéns, filho! Mamãe ama muito você! 
01) Descreva a paisagem, aproveitando para dizer que bichos se pode notar nela:

02) Que sensações e sentimentos tal obra desperta em você? Por quê?

03) Faça uma pesquisa sobre as obras da artista e informe quais as características básicas que aparecem nessa, incluindo as cores, os temas, as formas...

04) O título da obra lembra uma personagem de Monteiro Lobato que costumava causar medo nos demais. Com base nesse sentimento, responda:

a- Quais são seus principais medos?
b- Se você fosse personificar o seu maior medo, qual aparência ele teria?
c- Em que ambiente ele estaria presente: o campo ou na cidade?
d- Qual arma seria ideal para destruí-lo?

05) Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros". Se vc fosse acrescentar outros elementos bem brasileiros, quais seriam e como ficaria o quadro?

06) Use sua criatividade e observação e dê nomes a esses bichos esquisitos que aparecem na obra. Justifique suas escolhas:

07) Invente um diálogo interessante, com pelo menos duas falas para cada personagem:

08) Crie uma pequena narrativa, rica em detalhes, que tenha a ver com a obra de arte analisada:

09) Você considera essa obra denotativa ou conotativa? Qual ou quais funções da linguagem pode-se observar? Justifique:

10) Há no quadro uma árvore cujas folhas são corações. Há alguma relação entre essa árvore e a "cuca"? Qual seria? Justifique sua resposta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!