domingo, 3 de julho de 2011

Começando a ler...

Comecei a mergulhar num dos livros que há dias encomendei numa promoção imperdível da Americanas e que chegaram hoje: "Cartas entre amigos -- sobre ganhar e perder", que contém cartas trocadas entre Gabriel Chalita e Fábio de Melo (aquele padre charmoso, bonitão e cheio de luz!). Suspirei e refleti instantaneamente, já ao ler a capa traseira, que trazia essas duas citações:

"Ignorar a ritualidade da vida é o mesmo que quebrar o seu encanto. Fazemos isso o tempo todo. Nossas pressas contemporâneas não nos permitem demoras. Estamos sempre atrasados. Mas o rito pede calma. Nasce o impasse. De alguma forma, temos que ceder. Ou entramos no ritmo do rito, ou o ignoramos. E, dessa forma, plantamos o futuro.

Vez em quando, eu me deparo com colheitas infelizes. Pessoas que descobriram que a pressa não valeu a pena. Correram atrás do mundo que estava distante, mas se esqueceram de viver o mundo que estava sob seus pés."
(Fábio de Melo)

"Ganhar ou perder são imagens que temos de momentos que vivemos e de pessoas com as quais nos surpreendemos. Não sei, amigo, se você tem medo das perdas ou das pedras que surgem por aí. Ou se a paciência já é convidada do seu alimento diário. Persigo a paciência como persigo a inquietação. Não quero deixar as coisas como estão. Quero mudar o mundo, sim, e para isso preciso também da paciência. E da cumplicidade. Sozinho, sou incapaz de prosseguir, até porque os medos contemporâneos não me abandonaram. Sozinho, sou capaz de desistir."
(Gabriel Chalita)

4 comentários:

  1. Sábias palavras de ambos. Há alguns dias a coordenadora de uma das escolas em que trabalho afastou-se para uma cirurgia. O pessoal da escola reuniram-se e foram visitá-la na casa dela e levararam esse livro como uma lembrança carinhosa daqueles que estão torcendo por ela. Eu não conhecia, até então, esse título e vejo que fizeram a escolha certa em levar palavras de ânimo, amor e carinho, com valores universais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um excelente presente sim, Zizi. Sempre uma boa pedida...

      Excluir
  2. Eu li os dois livros: Cartas entre amigos 1 e II. E amei! Gosto da forma como eles abordam o tema sempre citando textos literários. Muito boa leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também li esses dois... divinos... como tudo o que ele escreve. Adoro, independente de religião, acho que é uma excelente pedida!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!