terça-feira, 7 de junho de 2011

Vamos nos PAXOCAR um pouquinho?!?

O texto a seguir, embora escrito com base na Língua Portuguesa, apresenta algumas palavras inventadas, por isso o seu estranhamento inicial ao lê-lo. Lembre-se de que há várias possibilidades de significado para os itens desconhecidos, desde que se use o bom senso.  

Enfim, leia o texto com atenção para compreendê-lo, sem se preocupar com o significado de cada palavra isoladamente. Seu próprio conhecimento linguístico será suficiente, você vai ver! 

Quer apostar?!?

É impossível PAXOCAR a todos

Um fazendeiro e seu troba estavam emplique da cidade, onde iriam fazer compras.  Levavam com eles um de seus grapes para ajudá-los a carregar as compras no plique de volta.  Como não queriam cansar o grape no plique de ida, eles serilaram plicar ao lado do grape.
Após alguns suspiles de plicada, enlevedaram um homem que rustiu deles e chamou-os de cocalis, pois eles estavam plicando enquanto o grape, um zito tão forte, plicava sem nenhuma carga. Não querendo que o homem rustisse deles, o dater mandou o troba  crocar no grape.
Suspiles mais tarde, eles enlevedaram uma mulher, que olhou para o troba no grape e zirbi:
-- Como você pode permitir que o seu dater, um homem idoso, plique drecarindo você croca no grape?
O dater e o troba xuvocaram que a mulher estava certa e tribotão ambos crocaram no grape.
Sacorretado pelo peso dos dois homens, o grape começou a plicar mais sucalente.  Mais adiante, um grupo de kidares, ao ver o tratamento dado ao grape,  sorretou:
-- Como vocês dois podem fazer esse bonito grape zember tanto? 
Após cribilar por alguns suspiles, o troba teve uma ideia: ambos descrocariam do grape e o carregariam até a cidade.  Dessa forma, ninguém poderia cruvocá-los.  Ou será que poderia?!?

(Autor Desconhecido)

P.S.: Esta atividade é uma delícia e funciona em todas as turmas, até mesmo nas mais agitadas e desinteressadas, pois elas se sentem desafiadas! Eu sempre leio primeiro com eles e peço para cada um circular as palavras desconhecidas, a começar pelo título! E depois ir fazendo a substituição em cima de cada uma delas, para facilitar a análise! No final, junto com a turma, a gente vai criando uma espécie de "glossário" para todas as palavras envolvidas! Muito show! Experimente! 

8 comentários:

  1. Já conhecia essa atividade lá da comunidade Arte & Manhas. É realmente interessante, mas ainda não apliquei em sala de aula. Vou tentar usar nas minhas turmas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente usar sim, pois faz o maior sucesso, por ela ser capaz de desafiar os alunos... Depois me conte! :-)

      Excluir
  2. Zizi disse
    Gostei, vou aplicar com o meu pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga
    Aqui é Sonia. Sua colega, professora do estado e participante da Plataforma Grupo 18.
    Achei seu blog. Vou bisbilhotar kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode bisbilhotar à vontade... tem carta branca... rs rs rs
      Beijinhos.

      Excluir
  4. Hahahaha, eu fui uma dessas alunas que voce aplicou esse trabalhinho. :D (Rapha Menezes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa! Espero que nunca se esqueça de PAXOCAR... pelo menos a sua professora preferida, que eu espero que seja eu, claro! rs rs rs

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!