segunda-feira, 27 de junho de 2011

Teoria e Prática


Acho que essa charge denuncia, com perfeição, e na medida certa, um sério problema na Educação, ainda mais agora depois de GIDEs e afins, em que as escolas com muitos casos de adolescentes grávidas perderão pontos, como se os professores fossem responsáveis por isso! Se só faltava esta, agora não falta mais nada! 

Cada dia tenho visto mais alunos saírem da escola por acharem as aulas desinteressantes e olha que os professores, assim como eu, tentam tornar ao máximo suas aulas atraentes! Fico pensando o que eles diriam então das aulas tradicionalíssimas que eu tinha como aluna!  Alguns alunos migram para as chamadas telessalas, na esperança de que lá encontrem aulas dinâmicas e criativas... depois acabam desistindo também, o que me leva a crer que infelizmente NADA está conseguindo atrair a atenção e o interesse dos alunos (com algumas exceções, claro, graças a Deus!).

Quando tentei levar textos falando sobre camisinha para as minhas quintas séries, na época, os pais acharam isso um absurdo e foram me questionar! Quando será que deveríamos então falar sobre esses assuntos?!? Quando cada menina já tivesse pelo menos uns três filhos?!? Porque é isso que está acontecendo... Se a gente aborda um determinado assunto, na teoria, consideram cedo mais, mas quando, na verdade, na prática... eles sabem beeeeeem mais do que a teoria que nos dignamos a ensinar! A vida tem ensinado cada dia mais cedo muitas coisas a esses jovens... e parece que os pais preferem se enganar e fingir que não estão vendo isso, até porque virou moda culpar o professor e a escola em vez de culpar a si mesmos e a sociedade. Fica aqui o meu desabafo...!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!