quarta-feira, 8 de junho de 2011

Provérbios invertidos

Utilizei a música abaixo para dar continuidade ao trabalho com provérbios, solicitando que meus alunos descobrissem cada ditado popular invertido na canção e que dialogasse com o original. Em seguida, pedi para que eles escolhessem um ditado popular da lista que eu forneci e que fizessem também a mudança, a transgressão no sentido, aproveitando para ilustrar o criado. A atividade envolveu as turmas e foi show! Pena que estou sem scanner para compartilhar as produções dos meus alunos!

Bom conselho

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado: quem espera nunca alcança
Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio vento na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade.

(Chico Buarque de Holanda - 1972)

01. "A pressa é a inimiga da perfeição"
02. "Antes só do que mal acompanhado"
03. "De grão em grão a galinha enche o papo"
04. "Vão-se os aneis, ficam os dedos"
05. "Águas passadas não movem moinhos"
06. "As aparências enganam"
07. "Cada macaco no seu galho"
08. "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura"
09. "Depois da tempestade vem a bonança"
10. "Deus dá o frio conforme o cobertor"
11. "É dando que se recebe"
12. "Filho de peixe, peixinho é"
13. "Quem com ferro fere, com ferro será ferido"
14. "Gato escaldado tem medo de água fria"
15. "Há males que vêm para o bem"
16. "Em terra de cego quem tem olho é rei"
17. "Panela velha é que faz comida boa"
18. "Em casa de ferreiro, o espeto é de pau"
19. "Nem tudo que reluz é ouro"
20. "Não adianta chorar sobre o leite derramado"
21. "O hábito não faz o monge"
22. "Os últimos serão os primeiros"
23. "Pimenta nos olhos dos outros é refresco"
24. "Quando a esmola é grande, o santo desconfia"
25. "Quem ama o feio, bonito lhe parece"
26. "Quem canta os males espanta"
27. "Quem desdenha quer comprar"
28. "Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza"
29. "Quem ri por último ri melhor"
30. "Um dia da caça, outro do caçador"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!