sábado, 11 de junho de 2011

Para rir e... refletir!!!

Carta da esposa ao marido que não sai da frente do computador

Querido marido,

Estou lhe mandando esta pela internet , para ter certeza de que você a lerá. Desculpe-me a decepção, mas creio que você deve saber o que está acontecendo em casa desde que seu computador entrou em nossas vidas há dois anos.

As crianças estão bem. Pedrinho está com sete anos agora e é um garotão. Ele desenvolveu uma habilidade nas artes. Pintou um quadro da família para um trabalho na escola, e todos estão muito realistas. Suas costas estão PERFEITAS. Você vai se orgulhar dele!

Sarinha fez três anos em maio. Ela se parece muito com você nessa idade. Ela é linda e inteligente. Ela sempre lembra que você passou uma tarde inteira conosco no seu último aniversário. Que lindo dia para ela, mesmo levando em conta que tinha dado uma tempestade e faltou luz.

Eu estou bem. Tingi o cabelo de loiro no ano passado e descobri que é muito mais divertido. Jorge, isto é, Sr. Jorge, o chefe do departamento, se interessou, digamos assim, pela minha carreira e está sendo um grande amigo.

Descobri que as tarefas domésticas ficaram muito mais fáceis depois que percebi que você não se importa que passe o aspirador em você, e que travesseiro de penas te faz roncar.

A casa está legal. Mandei pintar a sala no verão, tenho certeza que você percebeu. Tomei cuidado para que os pintores cortassem um buraco na capa de proteção para não te perturbar.

Bem, querido, preciso ir. Jorge, isto é, Sr. Jorge, quero dizer, está nos levando para Campos do Jordão e preciso arrumar as malas. Pedi para a empregada cuidar das suas coisas, levar café e as refeições na sua mesa, como você gosta.

Espero que você e o computador se dêem bem enquanto estivermos fora. Pedrinho, Sarinha e eu pensamos muito em você. Lembre-se de nós quando estiver tirando seu backup. 

Beijos, 
Sua esposa.
(Autor deconhecido)


01) Por que a mulher preferiu enviar a carta pelo computador?

02) O que ficou implícito neste texto? Comente:

03) Transcreva do texto um exemplo de vocativo, justificando:

04) Por que o filho desenhou as costas do pai? O que isso revela?

05) Há quanto tempo a família lida com a "ausência" do homem? Comprove com uma passagem do texto:

06) Por que o pai comemorou o último aniversário da caçula? O que isso revela?

07) Qual é a diferença entre chamar de Jorge e Sr. Jorge? O que isso nos leva a crer?

08) O que o texto basicamente denuncia? O que você pensa a respeito disso?

09) Que sentimento predomina em toda a carta da mulher? Justifique com uma passagem do texto:

10) Transcreva do texto um sujeito composto, justificando sua resposta:

11) Coloque-se no lugar do marido e responda a essa carta, tentando se justificar:

2 comentários:

  1. Já conhecia este texto, pois recebi por e-mail há algum tempo. A novidade estão nas questões. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Nesses dias fiz uma brincadeira com o dono da pensão que se recusava a usar o computador para outra coisa a não ser jogar. Ele não consegue lidar com o "bichinho" Eu lhe disse que vamos conversar pelo msn (Só para provocá-lo rss) porque ele reclamava muito, segundo ele, eu passava muito tempo no pc e não dava atenção a ele. Esse texto (injustamente, é claro11) trouxe-me uma certa identificação..rss.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!