quarta-feira, 29 de junho de 2011

O tal do SAERJINHO...

Hoje teremos a prova do SAERJINHO referente a este segundo bimestre e tomara que desta vez seja mais organizado, pois a do bimestre passado... só Jesuuuus!!! Tínhamos a intenção de aproveitarmos o resultado da tal prova como um dos instrumentos avaliativos do bimestre, até para "incentivar" os alunos a fazerem a prova e com mais seriedade, interesse, atenção, mas o Estado exigiu que todas as provas fossem enviadas CORRENDO de volta para eles, assim como cada cartão-resposta! Ainda solicitou que os professores de Português e de Matemática, disciplinas que caem na prova, coisa que, aliás, não entendo (por que não todas?!?), fizessem um gabarito para enviar. Será, meu Deus, que eles não sabem as respostas das próprias questões que criaram?!? (risos)

Muita polêmica foi criada em torno disso e muitos colegas comentaram que não iriam fazer tal gabarito porque isso era uma forma de nos avaliar e tal. Eu, sinceramente, fiz, inclusive de turmas que nem minhas eram! Não me custou nada e se errei alguma questão, CAGUEI para isso! Estão me avaliando? Ohhhh, que medo!!! (gargalhadas)

Na semana passada, se não me falha a memória, que o Estado liberou as notas da prova passada, depois de um século. O "pra ontem" que eles adoram lançar para a gente, para eles é "para o próximo semestre". Na segunda-feira, em uma das escolas em que trabalho, teve uma reunião sobre isso e entregaram o resultado de nossos alunos, dois dias de outra prova ocorrer. Piada! Seria interessante sabermos disso com uma certa antecedência para tentarmos bolar um trabalho para diminuir especificamente os erros ocorridos... e também discutirmos esses resultados com eles, podendo, inclusive, refazer as provas, juntos. Acho que essa troca seria o mínimo de respeito: Estado dialogando com o professor e professor dialogando com o aluno. Quando tal diálogo falha (e como tem falhado!), surgem perguntas do tipo: "Por que eu devo participar disso? Isso tudo, afinal, é pra quê?" Também, sinceramente, não sei. Uma pena! Poderia ser tudo tããão diferente..!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!