segunda-feira, 27 de junho de 2011

Análise de "Mulher com chapéu" (1940), de Di Cavalcanti


01) Escreva um parágrafo contendo tudo o que se pode captar e imaginar sobre a figura feminina presente no quadro em análise: nome, idade, sonhos, problemas, medos, onde vive, se é casada ou solteira, se tem filhos, profissão, no que poderia estar pensando naquele exato momento...
02) Dê um novo título à imagem e justifique a sua escolha:

03) Imagine que a personagem esteja esperando por alguém. Quem ela está esperando e por quê?
04) Crie um poema fazendo uso do quadro de Di Cavalcanti como estímulo!
05) A Mulher do quadro retrata a época em que Di Cavalcante viveu. Se fosse hoje, como seria essa mulher? Quais os aspectos marcantes atualmente referente a: cabelo, roupa, maquiagem, postura, etc. Descreva como seria e tente também retratar isso numa imagem:
06) A mulher do retrato está pensativa. Quem sabe esteja pensando em alguém ou planejando escrever uma carta! Levando em conta esse contexto, elabore duas cartas:
*Uma para um amigo (um advogado), escrito em norma culta;
*Outra para um amigo de infância (que não concluiu o Ensino Fundamental), em norma coloquial.
Nessa carta ela falará sobre a importância do contato e da amizade entre eles, assim como sobre suas aspirações futuras, sua profissão, vida amorosa e familiar, etc.
07) Levando em conta as informações (fictícias) sugeridas na questão 01, acrescente mais dados como: endereço, telefone, formação acadêmica, salário pretendido, empresa , etc... e elabore um “Curriculum Vitae” da personagem , com as informações adequadas a esse gênero textual, inclusive uma carta de recomendação cujos argumentos convençam a empresa de que ela será uma ótima funcionária.

08) Munido de revistas, tesoura e cola, sua tarefa será de "modernizar" tal obra de Di Cavalcanti, recriando-a com recortes e colagem! 

09) Imagine que a personagem esteja observando alguém. Descreva minuciosamente a cena. Quem a personagem vê? 

10) Escreva uma carta para o autor encomendando uma nova obra de arte, em cima da que tomamos para análise, propondo o maior número possível de alterações!

2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!