domingo, 19 de junho de 2011

Exercício sobre oralidade!

"Ela me contou o negócio do atropelamento... Aaahhh... o menino ficou lá estendido... Cê vê, em frente à escola e... diz que tinha uma porção de gente no portão. É. E ninguém fez nada... Absurdo, né? Mas diz que o motorista é filho de gente importante e que todo mundo tem medo de dar a chapa do carro... não vão dizer que ele passou correndo demais em frente da escola... Todo mundo ficou meio bobo, depois é que chamaram a ambulância... Parece que o menino tá bem, graças a Deus. Na próxima reunião, vou lá, ver se a gente começa uma campanha, pra envolver todo mundo, pra todo mundo entender que tem de falar o que precisa falar... Imagina se fosse filho da gente... Hem? Que que cê acha?"

Conheci esse texto através da Apostila do Curso Gestar II e gostei tando que o levei para a minha turma de segundo ano do Sodré, propondo que, em dupla, escolhessem uma das possibilidades abaixo:
  • Transformar o texto no gênero Carta, defazendo a oralidade;
  • Transformar o texto no gênero Diálogo, desfazendo a oralidade;
  • Transformar o texto no gênero Notícia de jornal, desfazendo a oralidade;

5 comentários:

  1. Atividade excelente... um único texto pode ser readaptado para os mais diversos gêneros .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é a gente sair brincando com os textos, com as propostas...

      Excluir
  2. Eu já tinha visto o comercial, mas facilita muito a nossa pratica ter as atividades e o vídeo. Muito bom.
    Adriana Brites

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!