terça-feira, 28 de junho de 2011

Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro

Tudo que é novo acaba gerando, por mais que se negue, um certo medo e também muita insegurança. Natural. Assim me sinto com relação ao Currículo Mínimo imposto pelo meu Estado. Creio que no ano que vem as coisas já estarão meio que no seu devido lugar, mas por ora... como tenho me sentido perdida, sobrecarregada! Há alguns itens que nem nunca ouvi, sinceramente, falar, muito menos encontrar em livros didáticos e nem mesmo de forma interessante no Google, que tantas vezes me salva! Acho engraçado que lançam "novidades" para cima da gente e que se dane o resto! Poderiam ter nos fornecido material de apoio também, penso, ou ao menos uma espécie de bibliografia. Já mostraria competência, bom senso e vontade de realmente nos ver acertar! Mas não...

Junto com tais "novidades" chegaram, pra variar, inúmeras cobranças, pressões, burRocracias extras, metas praticamente impossíveis de se alcançar! Tudo isso, sinceramente, me deixa indignada! Mas como isso não resolve nada, estou aqui postando o tal do Currículo Mínimo de Língua Portuguesa na esperança de que outros professores estejam passando por esse mesmo momento e que possamos trocar desde figurinhas até (por que nao?) atividades. Fica aqui o meu pedido de HELP, sem nenhum tipo de constrangimento! Adoro ensinar, mas também AMO aprender! Sempre!

Primeiro Ano do Ensino Médio

Foco do Primeiro Bimestre: Notícia e Texto didático

Habilidades e Competências:

Leitura:

- Relacionar o título ao corpo do texto, a fim de identificar o objetivo do autor;
- Identificar pressupostos subentendidos no texto;
- Reconhecer e avaliar diferentes posições sobre um mesmo fato;
- Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e a organização textual;
- Perceber que os modos de organização da linguagem e dos interlocutores se relacionam à imtenção do locutor;

Uso da Língua:

- Reconhecer os elementos da comunicação;
- Identificar as funções referencial e metalinguística da linguagem;
- Reconhecer o sentido denotativo da linguagem;
- Identificar e empregar relações lógico-discursivas marcadas por conectores coordenativos;
- Identificar as marcas linguísticas de impessoalidade e de opinião;
- Reconhecer a construção do enunciado a partir de unidades sintagmáticas;
- Inferir o significado de palavras com base na estrutura morfológica;

Produção Textual:

- Produzir notícias sobre acontecimentos ocorridos com a turma;
- Reescrever uma notícia, retirando do texto elementos secundários à sua composição;


Foco do Segundo Bimestre: Carta do leitor e Entrevista


Habilidades e Competências:


Leitura:


- Reconhecer a natureza dialógica da linguagem;
- Identificar e diferenciar locutor e interlocutor;
- Reconhecer, por meio do gênero entrevista, as características que distinguem a escrita da oralidade;
- Reconhecer características de um texto opinativo;
- Idnetificar os elementos que concorrem para a progressão temática e a organização do texto;


Uso da Língua:


- Reconhecer as funções contativa e metalinguística da linguagem;
- Identificar estrutura interna da palavra, atribuindo significado a cada parte constituinte de modo a reconhecer processos de flexão e derivação;
- Reconhecer formas de reportar uma fala: discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre;
- Reconhecer os efeitos gerados pela escolha do sujeito como agente ou paciente;


Produção Textual:


- Produzir uma carta do leitor e enviar a um jornal local;
- Realizar uma entrevista, editando-a, em seguida, para publicação;


Foco do Terceiro Bimestre: Propaganda, Tira e Charge


Habilidades e Competências:


Leitura:

- Identificar o humor presente na tira e na charge;
- Identificar as figuras de linguagem, como hipérbole, metáfora e ironia, que produzem efeito humorístico;
- Identificar a relação, presente na charge, entre o texto e o contexto político, histórico e social;
- Caracterizar a situação polêmica e a ideologia subjacentes aos textos do gênero;
- Reconhecer a presença de estereótipos e clichês sociais;
- Reconhecer estratégias de convencimento do público presentes no texto verbal ou não (intimidação, sedução, comoção, etc);

Uso da Língua:

- Reconhecer a função conativa da linguagem;
- Perceber a relação entre significado e significante na denotação e na conotação;
- Reconhecer a estrutura do sintagma nominal e as particularidades de seus constituintes;

Produção Textual:

- Produzir uma propaganda de um produto que pessoas da turma possam oferecer (produtos de segunda mão, serviços, etc);
- Produzir uma tira ou charge sobre notícia lida ou ouvida em jornal;

Foco do Quarto Bimestre: Literatura: Textos de informação e jesuíticos e Poesia do Arcadismo e do Barroco

Habilidades e Competências:

Leitura:

- Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e também ao contexto social de cada época;
- Reconhecer situações de ambiguidade, ironia, e os valores ligados ao ponto de vista do autor;
- Identificar as características do teatro de catequese;
- Caracterizar a linguagem teatral, relacionando os elementos essenciais dessa linguagem (ator-texto-espectador);
- Reconhecer a tríade teatral: "Eu observador, Eu em situação, e o Não-Eu, isto é, o Outro";
- Refletir sobre a historia e o sentido do teatro na sociedade;

Uso da Língua:

- Reconhecer as funções da linguagem emotiva, metalinguística e poética;
- Identificar mímese, metáfora, discurso figurado, mentira e ficção;
- Perceber os recursos prosódicos (rima e ritmo) e relacioná-los à acentuação das palavras;
- Identificar as normas ortográficas relacionadas à acentuação e desenvolver um estudo mais amplo sobre o conjunto das novas normas ortográficas vigentes;
- Reconhecer as características de um texto descritivo;

Produção Textual:

- Descrever o bairro e os costumes de onde mora;
- Produzir paráfrases ou paródias em forma a partir dos poemas estudados.


Segundo Ano do Ensino Médio

Foco do Primeiro Bimestre: Fichamento, Resumo e Resenha

Habilidades e Competências:

Leitura:

- Identificar o tema, as ideias centrais e secundárias, as informações implícitas e a funcionalidade de um texto;
- Inferir o significado de uma expressão a partir do contexto;
- Analisar as fontes de informação para avaliar a confiabilidade do texto;
- Estabelecer relações de causa / consequência entre partes do texto e entre as informações verbais e os recursos gráficos;

Uso da Língua:

- Reconhecer os tópicos frasais e relacioná-los à possibilidade de se elaborar bons textos de síntese a partir da leitura de textos originais;
- Apropriar-se de verbos de opinião;
- Reconhecer e utilizar diversas formas modais nos verbos;
- Utilizar modalizadores discursivos (geralmente, muitas vezes, etc);
- Reconhecer o emprego de pronomes, substantivos e sintagmas como mecanismos de coesão referencial;
- Reconhecer o emprego de tempos verbais, advérbios e conectivos como mecanismos de coesão sequencial;

Produção Textual:

- Produzir fichamentos, esquemas, quadros e sínteses que reproduzam as informações principais do texto;
- Produzir texto dissertativo sobre o tema da leitura, a partir de  pesquisa em outras fontes, reescrevendo-o eventualmente sob a orientação do professor, com foco no acerto das questões de coesão;


Foco do Segundo Bimestre: Literatura: Poesia e Romances no Romantismo


Habilidades e Competências:


Leitura:


- Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e também ao contexto social de cada época;
- Diferenciar discursos direto, indireto e indireto livre;
- Contrapor linguagem culta em estilo metafórico e poético, e linguagem culta direta;
- Caracterizar o processo de descrição objetiva / subjetiva, diferenciando-as;
- Esquematizar os elementos da narração: tempo, espaço, narrador, personagem, enredo;
- Relacionar o que os autores informam (fato) ao que pregam por motivos ideológicos (religião);
- Reconhecer a valorização da imagem visual nos textos literários da época, assim como a idealização como marca desse cenário;
- Identificar as figuras de linguagem associadas à estética literária;


Uso da Língua:


- Reconhecer o caráter nuclear do substantivo no sintagma;
- Reconhecer a relação determinado-determinante entre adjetivo e substantivo;
- Reconhecer o caráter nuclear dos verbos na oração;
- Reconhecer as relações de concordância nominal e verbal;


Produção Textual:


- Produzir resumos dos textos críticos e comentários sobre os textos literários estudados;
- Produzir pequenas adaptações dos textos literários lidos para  linguagem teatral;


Foco do Terceiro Bimestre: Literatura: Contos e Romances do Realismo


Habilidades e Competências:


Leitura:

- Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e também ao contexto social de cada época;
- Reconhecer estereótipos e clichês sociais nos textos literários lidos;
- Explorar a função dos marcadores de tempo na narrativa;
- Reconhecer os diferentes focos narrativos e relacioná-los a distintas necessidades expressionais;
- Identificar a caracterização das personagens como mecanismo de construção de sentido global na narrativa;

Uso da Língua:

- Reconhecer o valor expressivo dos distintos tempos verbais na narrativa;
- Identificar e empregar mecanismos de coesão referencial;
- Identificar e empregar mecanismos de coesão sequencial;

Produção Textual:

- Produzir resumos dos textos críticos e textos dissertativos com comentários críticos sobre os textos literários estudados, reescrevendo-os eventualmete sob a orientação do professor, com foco no acerto das questões de coesão e de coerência;
- Produzir pequenas adaptações dos textos literários lidos para a linguagem teatral, a fim de produzir uma encenação pública que seja composta por uma pequena, mas significativa amostra da produção literária da época;

Foco do Quarto Bimestre: Literatura: Poesia do Parnasianismo e do Simbolismo

Habilidades e Competências:

Leitura:

- Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e também ao contexto social de cada época.
- Relacionar o título ao conteúdo.
- Reconhecer efeitos de sentido decorrentes da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
- Reconhecer situações de ambiguidade, ironia e os valores implícitos, que decorram do ponto de vista do autor ou eu-lírico.
- Perceber os recursos prosódicos (rima e ritmo).
- Reconhecer a estrutura do soneto e diferenciá-la das formas poéticas não fixas.
- Identificar a arte pela arte como ideal de beleza e emoção estética.
- Observar a expressividade da língua como estética da sugestão, carregada de símbolos.

Uso da Língua:

- Reconhecer as seguintes funções da linguagem: metalinguística e poética.
- Identificar usos expressivos da sonoridade, como aliterações, assonâncias, onomatopéias etc.
- Identificar recursos sintáticos expressivos, como hipérbatos, elipses e anáforas.

Produção Textual:

- Produzir resumos dos textos críticos e textos dissertativos com comentários críticos sobre os textos literários estudados, reescrevendo-os eventualmente sob a orientação do professor, com foco no acerto das questões de coesão e coerência.


Terceiro Ano do Ensino Médio

Foco do Primeiro Bimestre: Literatura: Poesia e Prosa do Modernismo

Habilidades e Competências:

Leitura:

- Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e também ao contexto social de cada época.
- Identificar o caráter de transgressão/manutenção presente na literatura modernista.
- Relacionar questionamentos da renovação das formas poéticas ao contexto social (clima de guerra mundial).
- Estabelecer relações intertextuais entre os próprios textos lidos e outras formas de manifestação artística.

Uso da Língua:

- Reconhecer as seguintes funções da linguagem: emotiva, metalinguística e poética.
- Explorar questões relacionadas à pontuação em sua articulação com a estrutura sintática e também com as escolhas estilísticas dos autores.
- Relacionar mais explícita e sistematicamente classes e funções das palavras.
- Identificar e promover relações de concordância e regência entre unidades do discurso.

Produção Textual:

- Produzir resumos dos textos críticos e um texto dissertativo sobre os textos literários estudados, eventualmente reescrevendo-os sob a orientação do professor.
- Dissertar sobre questões político-sociais abordadas nos textos estudados.

Foco do Segundo Bimestre: Literatura: Poesia e Prosa do Pós-Modernismo


Habilidades e Competências:


Leitura:


- Relacionar os modos de organização da linguagem na literatura às escolhas do autor, à tradição literária e também ao contexto social de cada época.
- Reconhecer os neologismos como recurso expressivo presente nos textos propostos.
- Reconhecer os efeitos expressivos do registro de fluxo da consciência e do discurso indireto livre.
- Reconhecer a fragmentação do discurso como mecanismo expressivo.


Uso da Língua:


- Enfatizar questões relativas à significação e à formação de palavras com particular atenção aos neologismos.
- Reconhecer e utilizar os sinais da pontuação como mecanismos expressivos.
- Reconhecer a carga semântica de afetividade ou ironia no emprego de verbos e adjetivos.


Produção Textual:


 Produzir resumos dos textos críticos e um texto dissertativo sobre os textos literários estudados, eventualmente reescrevendo-os sob a orientação do professor.




Foco do Terceiro Bimestre: Editorial e Crônica


Habilidades e Competências:


Leitura:

- Reconhecer as características mais gerais de textos opinativos (tese, argumento, contra-argumento, refutação).
- Distinguir texto ficcional e não ficcional, fato e opinião.
- Identificar as características específicas dos gêneros em questão.
- Identificar as figuras de linguagem (como metáfora e ironia) que produzem efeito humorístico na crônica.
- Inferir o significado de palavras desconhecidas com base no contexto e em sua estrutura morfológica.

Uso da Língua:

- Identificar recursos próprios do texto jornalístico, como a linguagem mais objetiva e impessoal.
- Identificar recursos relacionados às formas mais coloquiais e pessoais da escrita jornalística nas crônicas.
- Usar pronomes relativos de modo a garantir coesão ao texto.

Produção Textual:

- Escrever texto dissertativo opinativo sobre um editorial já lido, eventualmente reescrevendo-o sob a orientação do professor.

Foco do Quarto Bimestre: Artigo de opinião e Artigo científico

Habilidades e Competências:

Leitura:

- Reconhecer as características mais gerais de textos dissertativos opinativos e textos dissertativos expositivos.
- Identificar o tema, as ideias centrais e secundárias, e ainda as informações implícitas do texto.
- Identificar os elementos para a progressão e a organização do texto.
- Estabelecer relações entre as informações verbais e os recursos gráficos utilizados.

Uso da Língua:

- Identificar as três partes básicas que estruturam o texto dissertativo.
- Reconhecer a estrutura da frase e do parágrafo e exercitar sua formação.
- Identificar as marcas linguísticas de impessoalidade e de opinião.
- Identificar o papel argumentativo dos conectivos e usá-los de modo a garantir coesão ao texto.

Produção Textual:

- Produzir resumos contendo as informações principais de diferentes artigos sobre um mesmo tema.
- Debater um tema polêmico com colegas e produzir um texto dissertativo curto (como um artigo) com o resumo do debate e sua posição, eventualmente reescrevendo-o sob a orientação do professor.

10 comentários:

  1. Difícil é conseguir cumprir tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o trabalho é enorme!
    Também tenho me apegado a "São Google"...
    Difícil é cumprir todo o programa, levando em consideração a defasagem dos alunos no processo atual da educação em nosso país.
    Um abraço!
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem inventou tudo isso não está na sala de aula... se é que um dia pisou em uma... de repente só estudou, fez Mestrado, Doutorado, algo do tipo. Prática, duvido, até mesmo pela má distribuição de conteúdos em alguns bimestres...

      Excluir
  3. Andreia,
    Também como você,estou um tanto perdida...
    Gostei porque encontrei vc que pensa como eu.

    Um abraço!
    Neilce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos muitos, só estamos espalhados... Mas se a gente se unir, a gente pode se ajudar... Um abraço! Boa sorte pra gente!

      Excluir
  4. Como faremos isso não sabemos...peloque sei teremos apenas 1h aula por semana...como concluir tudo isso realmente não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil a galera inventar moda e jogar em cima de quem realmente trabalha e aplica. Teoria e prática são tão diferentes e essa cambada que elaborou não deve saber o que é sala de aula há tempos. Aposto com vc.

      Excluir
  5. Esse currículo não tem nada de mínimo e além do mais, não temos material de apoio. Está sendo um sufoco tudo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parece até que a gente tem todo o tempo do mundo, se dividindo em várias escolas pra fingir que ganha razoavelmente o bastante para pagar todas as contas, básicas, para ficar elaborando material...

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!