terça-feira, 14 de junho de 2011

Creche para cachorros gera bons lucros no mercado pet

(Cães têm horário para comer, praticar atividades físicas e até para brincar. 
Investimento foi de R$ 160 mil em reforma e compra de equipamentos)


Hoje é possível encontrar de tudo para os animais de estimação: de alimentação a serviços. E agora existe até uma creche especial: só para cachorros.

O espaço funciona em São Paulo há um ano e meio. Foi montado pelo empresário Maurício Padovani e pela médica veterinária Bartira Mendes. No local, a rotina é bem parecida com a de uma creche para crianças.

“A ideia surgiu porque nós temos uma outra clínica veterinária, há três anos, e os nossos clientes lá habituais pediam um espaço diferenciado, que pudesse o cachorro ficar durante o dia todo, que ele tivesse atividade”, conta Maurício.

A creche tem uma área de 200 metros quadrados. O investimento foi de R$ 160 mil na reforma do espaço e na compra de equipamentos. Por mês, a empresa fatura R$ 80 mil com os serviços.

O local funciona de segunda a sábado, das 8 da manhã às 7 da noite. Tem cerca de 30 cachorros matriculados. Os donos escolhem quantas vezes por semana e o período que o animal vai frequentar. O preço da mensalidade varia de R$ 210, uma vez por semana, a R$ 600, todos os dias.

Uma das salas funciona como um hotel. Para acomodar os cães, foram instaladas baias onde eles passam a noite ou descansam durante o dia. Quem optar por deixar o cão apenas no hotel paga por diária: R$ 50 durante a semana e R$ 70 aos fins de semana e feriados.

Os cães têm horário para comer, praticar atividades físicas e até para brincar. tudo supervisionado por uma equipe bem atenta. O local também oferece serviços de beleza, como banho e tosa.

Um dos aspectos mais interessantes da creche é que o espaço também serve para a socialização dos bichinhos. Aqui ficam cachorros de várias raças e tamanhos, todos juntos e com muita disposição para brincar.

“A natação é monitorada, o cachorro vai e faz algumas chegadas, vai e volta, algumas vezes. Os cachorros grandes chegam a fazer doze, treze, quinze chegadas, e os menores fazem uma quantidade menor”, conta o empresário Padovani.

Espaço para crescer

O Brasil tem hoje a segunda maior população de animais domésticos, somando mais de 50 milhões. E isso tem feito o mercado pet crescer sem parar. Em 2010, o setor movimentou R$ 11 bilhões, e este ano deve crescer 6%, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação.

Embalado pelos bons números do mercado, o empresário Maurício Padovani acredita estar no caminho certo e aposta na expansão do negócio.

“A clientela aumentou, praticamente dobrou, até mais do que isso. A propaganda boca a boca tem sido fundamental nesse período As pessoas estão conhecendo aqui a creche, um fala pro outro, e o movimento tem aumentado muito”, conta Padovani.


01) Você concorda que cães e crianças devem ser tratados da mesma maneira? Justifique sua resposta:

02) O que mais lhe chamou a atenção nesta notícia? Por quê?

03) Lendo aos detalhes da reportagem, ela mostra toda a verdade sobre o que está por trás da notícia principal? Comente:

04) Leia atentamente o 3º parágrafo. Por que uma pessoa que quer ter um cachorro, precisaria que ele ficasse em uma creche todo o dia? Qual seria a solução para que isso não acontecesse?

05) Para que tipo de público está voltado este serviço?

06) Identifique, no texto, um exemplo de discurso direto, transformando-o em discurso indireto:

07) Por que a reportagem diz que o local tem uma rotina parecida com a de uma creche para crianças? Que rotina seria essa?

08) Qual a sua opinião sobre o oferecimento de serviços típicos do ser humano, aos animais de estimação?

09) Explique o emprego das aspas na frase “A ideia surgiu porque nós temos uma outra clínica veterinária, há três anos, e os nossos clientes lá habituais pediam um espaço diferenciado, que pudesse o cachorro ficar durante o dia todo, que ele tivesse atividade”:

10) O que significa a expressão "propaganda boca a boca"?

11) Registre as suas impressões ao ler o texto-notícia:

12) Você acha justo uma pessoa ter um cachorro e deixá-lo numa creche? Comente:

13) Em que momentos justifica deixar um cão numa creche? Você deixaria? Por quê?

14) Crie uma outra manchete para a notícia:

15) Você acha que as pessoas estão substituindo crianças por cachorros? Comente:

16) Enumere vantagens e desvantagens dessa “humanização” dos cachorros, comentando-as:

17) Monte dois textos publicitários a respeito do tema: um a favor e outro contra:

18) Imagine como será no futuro (daqui a uns anos) o tratamento dispensado aos animais e às crianças. Comente:

19) Faça uma pesquisa sobre crianças abandonadas nas ruas e elabore uma reportagem com imagens e texto:

20) Crie uma charge ou tirinha a respeito dessa notícia:

21) Elabore uma entrevista para o dono da creche e para seus clientes (os donos dos cachorros):

22) Elabore um abaixo-assinado que contenha um breve texto opinativo bem convincente contra a creche dos cachorros:

23) Produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto em pauta: 


(Autoras: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Sonia Henriques, Fabi Behling, 
Lourdes Galhardo, Sinara Soares e Zizi Cassemiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!