terça-feira, 28 de junho de 2011

Filme "Coach Carter - Treino para a vida" (136 min)



Sinopse:  A história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Dessa forma, Ken Carter recebe elogios e críticas, além de muita pressão para levar o time de volta às quadras. É aí que ele deve superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete.

01) Compare o comportamento dos alunos-atletas do Richmond High School no início com o comportamento deles no final do filme:

02) Os meninos priorizavam o basquete, não dando o verdadeiro valor ao estudo, achavam que bastava ser bom no basquete, como se isso fosse lhes garantir um bom futuro. Você acha que eles teriam melhorado no estudo e até conseguido bolsas em faculdades se o treinador não tivesse usado determinados métodos? Por quê?

03) Carter deu inúmeras lições de vida aos meninos, porém eles também lhe deram algumas lições. Dê exemplo de uma delas: 

04) Carter desejava formá-los não apenas para serem bons no basquete e sim para serem bons na vida. Você concorda com isso? Acha que ele conseguiu sucesso nisso ou falhou?? Por quê?

05) "Qual o seu maior medo?" era uma pergunta feita constantemente aos seus atletas. Qual o seu maior medo? O que tem feito para superá-lo?

06) Leia a seguinte fala do personagem Timo Cruz, no momento em que o treinador se preparava para deixar o time e, em seguida, diga que reflexão você pode fazer a respeito dessa fala:

"Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nossos maiores medos são os de sermos poderosos além da conta. É nossa luz e não a nossa obscuridade que mais nos apavora. Ser pequeno não serve ao mundo, não há nada de sábio em se encolher para que as outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Nós todos fomos feitos para  brilhar como as crianças; não está apenas em alguns de nós, está em todos, na medida em que deixarmos nossa luz brilhar, nós inconscientemente damos as outras pessoas a permissão para fazer o mesmo na medida em que nos liberamos de nosso medo. Nossa presença automaticamente libera os outros."

07) Que parte do filme você achou mais interessante? Por quê?

08) O que você achou do filme, especialmente do final dele? Justifique sua resposta, aproveitando para dar uma nota de o a 10 a ele! Que lição podemos extrair desse filme?

09) Escolha um dos temas abaixo para criar em cima dele um parágrafo dissertativo:
  • A importância do trabalho em equipe;
  • O grade vencedor é aquele que sabe perder;
  • É preciso respeitar para ser respeitado;
  • Só a Educação verdadeiramente transforma o homem;

6 comentários:

  1. Acredita que ainda não vi este filme? Mas vou corrigir isso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, Clecinha, pois ele é ma-ra-vi-lho-so!!! Super recomendo!!!

      Excluir
  2. Eu também não vi esse filme. Tem conteúdo para fazer um bom trabalho com os alunos. Obrigada;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que você vai amar, quando conseguir assisti-lo, Zizi! Meus alunos costumam gostar bastante, quando eu passo!

      Excluir
  3. Surpeendendte,,,,também fiz um trabalho neste formato sobre os filmes "desafiando Gigantes" e o Rei Arthur o ano passado....resta lembrar onde coloquei o trabalho que não foi salvo infelizmente. beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Rei Arthur ainda não trabalhei, mas também já trabalhei com "Desafiando Gigantes" e meus alunos amaram, tanto quanto este em questão, aqui nesta postagem. Que pena que você não salvou o seu! Gostaria de ver!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!