sexta-feira, 24 de junho de 2011

Acabou a chamada...

Ôôôps, e a aula também!!!! (risos)

Infelizmente é a mais pura realidade...!!! Cada dia as salas de aula estão mais lotadas e continuo batendo na tecla de que seria uma bela de invenção (e útil) as chamadas "carteiras-beliche", vixe!!! A chamada está tomando conta do tempo de aula quase todo, ainda mais quando não se aceita "coisificar" os alunos, como eu, chamando-os pelos números. Faço questão de fazer pelo nome, que é uma maneira de individualizá-los, de valorizar o afetivo, sem falar que ajuda pacas a gravar quem é quem! Costumo brincar com eles que não vou gritar "Ei, número 29!!!" na rua, quando avistá-los... e penso que é por aí mesmo... (risos)

Como driblar esse problema?!? Qual a "solução" imediata?!?

01) Identifique na charge um vocativo:

02) Transcreva da charge dois exemplos de advérbios, classificando-os:

03) Crie um parágrafo dissertativo explorando o tema extraído da charge:

04) Circule na charge um pronome, classificando o mesmo:

05) Explore as expressões fisionômicas tanto da professora quanto dos alunos, e diga que sentimentos e emoções parecem predominar nesses dois grupos:

06) Explique o porquê do título da charge, aproveitando para criar mais dois títulos para ela:

4 comentários:

  1. Dequinha, essa charge mostra bem a realidade de muitas escolas. Ano passo tive uma turma de 3o ano que tinha quase 50 alunos!E eu dava apenas uma aula de Redação nesta sala (50 minutinhos). Fazer a chamada era um martírio. Quase não fazia! Preferia passar uma lista para eles assinarem. Mas, como você, gosto de chamar meus alunos pelo nome e até tenho facilidade para aprender o nome de cada um. Em cerca de um mês ou pouco mais eu já sei o nome de cada um. Nesta turma da qual falei acima, minha sorte foi que muitos já tinham sido meus alunos antes e eu só precisei aprender os novos. E o pior de tudo é que não dá para acompanhar direito o desenvolvimento destes alunos. Gosto de turmas pequenas porque posso acompanhá-los mellhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive um terceiro ano que tinha 60 pessoas. Adoeci. Fiquei sem voz. Tinha que forçar. Dia de prova era um inferno e tinha que fazer com metade da turma num dia e a outra metade no outro dia. Todos não cabiam na sala, arrumando para prova. Se eu fosse fazer a chamada em vez de passar lista de presença eu gastaria uma aula, inteira.

      Também tenho facilidade em gravar os nomes... nunca os números... e o ideal é termos turmas com, no máximo, 30 ou 35 alunos. Mais do que isso realmente não rende como deveria.

      Excluir
  2. Eu concordo que não se deve chamar o aluno pelo número, não é jogo da loto!! Eu chamo os pestinhas pelo nome e quando não lembro, invento um apelido na hora: pode ser Psssit, Lindinho ou Lindinha, Mancebo (para intrigá-los pois não sabem o que significa)Fofa, e quando não quero inventar falo simplesmente "aluno ou aluna". Eles sugerem que eu faça a chamada pelo número, mas eu me recuso. Além do mais, adoram ridicularizar quem pertence ao número 24 (que saco!) Mas eu me deparo com um outro problema: eles não fazem silêncio nem na hora da chamadas, por isso, depois que eu aprendi o nome deles, faço a chamada no silêncio. Assim evito estresse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morri de rir com o jogo da loto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Também sou a rainha de inventar apelidos e a minha sorte é que só pego bem resolvido e que entra na pilha, embarca, ri, debocha, sem se magoar. Eu já chamei muito de "figurinha rara", "criatura das trevas", essas coisas... rs rs rs

      O 24 é sempre veado... eles zoam... mas eu falo que geral aceita de boa o 22, ser maluco... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Geralmente também faço a chamada em silêncio, mas até que os meus calam a boca... afinal, é difícil querer competir comigo, a dona do maior megafone natural do planeta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!