quarta-feira, 29 de junho de 2011

Calvin e o deserto...


01) Qual o assunto principal desta tirinha? Quais os outros possíveis subtemas que podem ser extraídos dela?

02) O que poderia ter levado o Calvin a pensar que o deserto é um lugar divertido? 

03) Percebe-se que Calvin, desde o início, estava determinado a não fazer o trabalho escolar. Que frase utilizada por ele revela essa determinação? 

04) Analise o sujeito presente na frase: "O papai e a mamãe nunca me levam a algum lugar divertido nas férias", transformando-o, sem alterar o sentido, em outro tipo de sujeito: 

05) Reflita e faça um comentário sobre a fala do tigre Haroldo que se encontra presente no último quadrinho:

06) Além da sugestão dada pelo personagem, quais outras formas poderiam ser usadas para que o Calvin soubesse como é um deserto?

07) Como você analisa as palavras de Calvin? Concorda ou não? Justifique:

08) Com base na tirinha, caracterize o personagem Calvin e caracterize o personagem Haroldo, confrontando-os: 

09) Na passagem "Eu nunca fui a um deserto", classifique sintaticamente todas as palavras nela presentes:

10) Justifique o emprego do porquê na passagem "Por que você não arranja um livro?"

2 comentários:

  1. Achei interessante para estudar,mas faltava o gabarito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço gabarito. Nem pra mim. Meu gabarito está na minha cabeça, exatamente onde está também o seu. Procure-o.

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!